LOADING

Decreto-Lei n.º 144/2017 – Diário da República n.º 230/2017, Série I de 2017-11-29

Foi publicado o Decreto Lei que introduz na legislação portuguesa:

– a diretiva europeia 2014/45/UE sobre a inspeção técnica periódica dos veículos a motor e seus reboques
– a diretiva europeia 2014/47/UE sobre a inspeção técnica na estrada dos veículos comerciais.

As disposições regulamentares aprovadas ao abrigo do disposto no Decreto-Lei n.º 554/99, de 16 de dezembro, alterado pelos Decretos-Leis n.ºs 107/2002, de 16 de abril, 109/2004, de 12 de maio, 136/2008, de 21 de julho, 112/2009, de 18 de maio, e pela Lei n.º 46/2010, de 7 de setembro, mantêm-se em vigor enquanto não forem substituídas pelas novas disposições, que deverão ser publicadas no prazo de 90 dias.

Este decreto-lei entra em vigor no dia 1 de janeiro de 2018.

http://data.dre.pt/eli/dec-lei/144/2017/11/29/p/dre/pt/html

 

 

Deliberação do Conselho Diretivo do IMT, IP – Tarifas das Inspeções Técnicas de Veículos a vigorar no ano de 2017

As inspeções periódicas a veículos motorizados aumentaram 0,52% no passado dia 16 de janeiro de 2017.
A deliberação emitida pelo IMT tem por base a atualização anual que segue a taxa de inflação medida pelo índice de Preços no Consumidor Total (sem habitação) em novembro de 2016 e foi fixada em 0,52%.
Os valores das tarifas das inspeções técnicas de veículos passam a variar entre 30,70 euros nos automóveis ligeiros (um acréscimo de 16 cêntimos) e os 45,95 euros dos pesados (mais 23 cêntimos), sendo de 15,46 euros os preços para motociclos, triciclos e quadriciclos, com cilindrada superior a 250 centímetros cúbicos (este tipo de inspeções está pendente de regulamentação).
A nível de reboques e semirreboques o valor a pagar é 30,70 euros, enquanto as reinspeções passa a custar 7,69 euros e as inspeções para atribuição de novas matrículas 76,64 euros.
O valor das inspeções extraordinárias passou a ser de 107,19 euros e a emissão de segunda via da ficha de inspeção passou para 2,89 euros.

Inspeções Periódicas – Periodicidades

As inspeções periódicas visam confirmar, com regularidade, a manutenção das boas condições de funcionamento e de segurança dos automóveis ligeiros, pesados e seus reboques.

A periodicidade das inspeções para as diversas categorias e tipos de veículos estão fixadas no Decreto-Lei n.º 144/2012, de 11 de julho, que entrou em vigor a 10 de agosto de 2012 e regula as inspeções técnicas periódicas, as inspeções para atribuição de matrícula e as inspeções extraordinárias de veículos a motor e seus reboques, previstas no artigo 116.º do Código da Estrada.

Para obter informação sobre a próxima data de inspeção do seu veículo, consulte o simulador no site do IMT (http://www.imtt.pt/sites/imtt/Portugues/Veiculos/Inspecao/Tiposinspeccoes/periodicas/Paginas/Home.aspx)

 

Centros do Grupo ANIVAP visitaram a Fábrica da Renault Cacia

No passado dia 12 de dezembro de 2016, os Centros do Grupo visitaram a fábrica da RENAULT localizada em CACIA.  A fábrica do Grupo RENAULT, produz órgãos e componentes para a indústria automóvel desde setembro de 1981. A fábrica está localizada num dos mais importantes centros industriais de Portugal – Aveiro.

As instalações da RENAULT CACIA ocupam uma superfície total de 300.000m2 e uma área coberta de 70.000m2.

A RENAULT CACIA dispõe de sofisticados meios de controlo de qualidade e ensaios, onde se reafirma continuamente o domínio de todo o processo produtivo e competências para implementar a industrialização de projetos utilizando as metodologias mais avançadas recomendadas pelo Grupo Renault. A RENAULT CACIA produz atualmente caixas de velocidades assim como vários componentes para motores, nomeadamente bombas de óleo, árvores de equilibragem e outros componentes em ferro fundido e alumínio. A totalidade dos produtos destina-se a fábricas RENAULT e NISSAN de montagem veículos e de mecânica situadas em países como Espanha, França, Roménia, Turquia, Eslovénia, Brasil, Chile, Marrocos, Africa do Sul, Irão e Índia.

ANIVAP, ACE com novo sitio na Internet

O Grupo ANIVAP, ACE em parceria com a empresa GNF – Global Four Net (www.gfn.pt), desenvolveu o seu novo sitio da internet que passou a apresentar uma imagem mais comunicativa e agradável, novas funcionalidades e conteúdos.  Pretendemos desta forma estar mais próximos dos nossos clientes, parceiros e amigos, promovendo a comunicação e a proximidade.

Convidamo-lo a visitar este novo sítio e a enviar-nos os comentários que entender oportunos.

 

GRUPO ANIVAP passou integrar 20 Centros da Categoria B

O Centro CETIAL, LDA, inaugurou a sua área complementar de inspeções no passado dia 12 de abril, passando nessa data a disponibilizar para além de inspeções periódicas obrigatórias o serviço de inspeções extraordinárias e inspeções para atribuição de matrícula. O Grupo ANIVAP mantém Agrupados 29 Centros de Inspeção, sendo que 20 desses Centros são da Categoria B
Ver mais

school-kids-1561890-639x412

Grupo ANIVAP parceiro da APSI na Campanha de Prevenção dos Atropelamentos de Crianças e Jovens

O Centro Agrupado CIVAM, SA festejou 20 anos com a implantação nova linha de inspecção

O Centro de Inspeções a Veículos Automóveis das Meirinhas mudou a imagem e investiu numa terceira linha de inspeções. O Espaço está agora preparado para clientes com mobilidade condicionada.
Ver mais

layout_blue

Documentação para a renovação e alteração das licenças de inspetores

Compilámos a informação necessária para a renovação ou alteração da Licença de Inspetor
Ver mais

Formação em plataforma e-leaning já é uma realidade no Grupo ANIVAP, ACE

O e-learning, corresponde a um modelo de ensino não presencial, aproveitando as capacidades da Internet para comunicação e distribuição de conteúdos.

Ver mais

Segurança Ativa ADAS e IVIS – O Grupo ANIVAP na Linha da frente da inovação

Integrado no Plano de Formação 2014 do Grupo ANIVAP, decorreu no passado dia 16 de outubro, nas instalações da empresa CR&M em Palmela, uma ação de formação designada por “Segurança Ativa, ADAS e IVIS” A ação encontra-se reconhecida pelo IMT, IP (Ofício nº 039200085310080 de 2014-06-16), tendo sido realizada com assinalável êxito. Ver mais

layout_blue

Visita ao Museu de Metrologia do Instituto Português da Qualidade

Na sequência do convite formulado pelo Instituto Português da Qualidade, a ANIVAP participou no passado dia 13 de outubro de 2014, numa visita guiada ao Museu de Metrologia, existente nas instalações do referido Instituto localizadas no Monte da Caparica.

Inspect

Jornadas Técnicas 2014

No passado dia 18 de março realizaram-se em Mortágua mais umas Jornadas Técnicas ANIVAP. O evento realizado no centro de formação da empresa CR&M, decorreu com assinalável exito e animação. Ver mais